Esculpido em uma montanha sagrada, este templo é dedicado à rainha-faraó Hatchepsout, uma das raras e revolucionárias mulheres que governou o Egito. O templo é constituído por três níveis arquiteturais e, no alto, a sua entrada é guardada por vinte e seis estátuas de Osíris. Está situado na região de Luxor.
Templo de Ísis, Philae
Templo dedicado à deusa Ísis, irmã e esposa de Osíris, mãe de Hórus. Foi o último grande santuário da antiga religião egípcia. Situava-se na ilha de Philae. Entretanto, devido à construção das represas da barragem de Aswan, os templos precisaram ser meticulosamente desmantelados e removidos para uma outra ilha (Agilikia). Fruto de um esforço de cooperação internacional, o trabalho durou oito anos e os templos foram inaugurados em 1980.
Templo de Hórus, Edfu
Templo dedicado ao deus Hórus, filho de Ísis e de Osíris. Representado como um falcão, Hórus tem a missão de destruir as forças do mal. Muitas festividades sagradas tinham lugar em Edfu. A mais importante delas era o encontro de Hathor (de Dendera) e Hórus (de Edfu). Esta festividade marcava a renovação do ano e a chegada da cheia do Nilo irrigando os campos egípcios.